segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Corinthians assina acordo inédito com Universidade para pesquisas em Medicina do Esporte

Às vésperas de disputar o título mundial no Japão, o Sport Club Corinthians Paulista firmou acordo inédito com a USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul)




São Paulo, 03 de dezembro de 2012 - Às vésperas de disputar o título mundial no Japão, o Sport Club Corinthians Paulista firmou acordo inédito com a USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul) que prevê uma cooperação mútua acadêmica em medicina do esporte.

Na prática, haverá uma parceria na montagem de um laboratório biomecânico de análise do rendimento sensório-motor no esporte, com equipamentos de última geração, iguais aos que o Corinthians já possui nas modernas instalações no Centro de Treinamento montado no Parque do Tietê, zona leste de São Paulo. Os dados apurados no trabalho de reabilitação e prevenção de atletas de alto rendimento e pacientes do Centro Clínico de Saúde Integral (CCSI) da USCS servirão de referência para estudos e pesquisas da universidade.

O acordo possibilitará que a USCS utilize em sua Escola de Saúde os equipamentos e a metodologia de reabilitação também em atletas de alto rendimento de outros esportes e nos grupos de pacientes ortopédicos e neurológicos de São Caetano do Sul.

Segundo o diretor da Escola de Saúde da USCS, Carlos Eduardo Panfílio, responsável pela concretização do acordo, esta iniciativa terá grande importância para os atletas e para a universidade: “No campo acadêmico teremos a oportunidade de avançar na análise e pesquisa sobre a reabilitação de atletas, prevenção de lesões e também de casos específicos de ortopedia e neurologia além de promover o desenvolvimento de tecnologia aplicada ao esporte de alto rendimento por meio da utilização da instrumentação biomecânica, e do intercâmbio cultural e científico entre a Escola de Saúde da USCS e centros de treinamentos de atletas de alto rendimento nacionais e internacionais” – destaca o professor.

Luciano Rosa, responsável pela implantação do avançado laboratório de fisioterapia no Corinthians, reconhece a importância desta iniciativa: “A parceria com a USCS será de extrema importância em termos de pesquisa e no avanço no processo de reabilitação e prevenção de atletas, pois os dados coletados e as pesquisas deverão nortear este avanço. Modelos como este somente existem em três clubes europeus”, sublinha ao comentar sobre o Real Madri (Espanha), Milan (Itália) e Porto (Portugal).

O termo de cooperação técnica prevê ainda consultorias, conferências, publicações, cursos, programas de treinamento, além de uma oportunidade de estágios para estudantes da área.

Por Nilton Valério

21 27231689 21 96263345
nilton.valerio@wnbrc.com.br
endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário