Ter um site atualizado é
importante. Contratar uma assessoria de imprensa é bom. Abrir uma página no
Facebook é interessante.
Por Nelson Tucci (*)
Por Nelson Tucci (*)
Ter um site atualizado é
importante. Contratar uma assessoria de imprensa é bom. Abrir uma página no
Facebook é interessante. Postar vídeos, fotos, links de notícias, enviar
torpedos, fazer email marketing, news letter etc são igualmente válidos. Tudo
isso faz parte do processo de comunicação. Desde que...
... Desde que ... exista uma
lógica, que caracterize um “processo”. Os tempos mudaram – e muito ! – e a forma
de se fazer negócios também. Escambo, papiro, boca-a-boca, tambor, telégrafo,
cartas, telegramas, rádio, jornal, TV, internet são SIGNOS de uma comunicação
que pode ser contextualizada de várias formas.
Indo direto ao ponto, é preciso,
antes, “organizar a bagunça”. Melhor ainda é se a gente conseguir evitar esta
bagunça. Muita gente se deslumbra com tanta tecnologia e tem tanta pressa de
fazer as coisas que muitas vezes se esquece do basicão. Ou seja, SABER exatamente O QUE
FAZER, COMO FAZER e AONDE QUER CHEGAR.
Comunicação exige planejamento.
Se você compra um carro, e paga
bem por ele, quando precisar fazer uma revisão levará o seu bólido aonde: em uma
concessionária ou na oficina ´boca de porco´ ? Se você precisar de um tratamento
de canal: vai a um dentista de sua confiança, ou pega um folhetinho na rua e vai
ao que cobra mais barato, sem se importar se estará nas mãos de profissionais?
Caso precise de um advogado, recorre a um de `porta de delegacia´ ou vai até um
especialista na matéria? E se um dia precisar fazer uma delicada cirurgia: vai
procurar um especialista ou prefere correr o risco com um médico residente no
pronto socorro mais perto da sua casa?
Com a comunicação é a mesma coisa.
Você não deve esperar que as coisas aconteçam espontaneamente e juntar tudo o
que ouve, bater no liquidificador e extrair a média ponderada. Mais que
agilidade, comunicação exige técnica, metodologia e percepção de valor. Assim
como num jogo de xadrez, em que é preciso escolher a sua forma de atuar – se
mais ousado, impetuoso, partindo para o ataque, ou esperando o outro jogador se
posicionar -, a sua empresa precisa se posicionar no mercado. E ter a estratégia
adequada aos seus objetivos.
A partir dessas premissas, se faz
um planejamento de comunicação. Nem sempre a totalidade do arsenal de “ferramentas” disponíveis são as mais
adequadas para aquilo que você precisa. Juntar tudo, de forma aleatória, não só
é contraproducente como pode gerar conflitos e problemas mais à frente. Isso
também vale para as ações isoladas nas redes sociais, de
assessoria de imprensa, de campanhas e ações
publicitárias.
Se você ainda não sabe bem o que
fazer, nem como fazer, consulte um especialista. Lembre-se: toda vez que você
faz uma ação de comunicação, pessoal ou institucional, a sua imagem está
em jogo. E se
fizer a coisa certa, nunca vai se arrepender.
(*) Nelson Tucci é jornalista
profissional diplomado, com curso de extensão em Meio Ambiente e pós
graduado em Comunicação e Relações com Investidores. Especialista em comunicação
corporativa, é diretor da Virtual Comunicação e apresentador do Programa CLICK
NEGÓCIOS na webTV.
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